Não precisamos de ser pais ou educadores para saber que os brinquedos desempenham um papel importante, se não essencial, no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. Sabemos também como as crianças adoram os brinquedos e as brincadeiras que eles proporcionam.

Mas os brinquedos são muito mais do que simples oportunidade de divertimento e brincadeira. De um modo geral, os brinquedos assumem algum tipo de função educativa e os melhores dentre eles activam os sentidos das crianças, desafiam a sua imaginação e levam-nas a interagir umas com as outras.

Vejamos por faixas etárias quais as características dos brinquedos.

Brinquedos e os bebés

Os bebés são verdadeiras esponjas do conhecimento. Nascem ávidas de aprendizagem sobre o mundo que as rodeia. Cada forma, cor, textura, sabor e som representam uma experiência de aprendizagem, dando-lhes também conhecimento do mundo para o qual nasceram.

Ao darmos aos bebés brinquedos seguros que estimulam os sentidos, estamos a ajudá-los a explorar esses sentidos.

Musicais e coloridos

Maracas, guizos e outros brinquedos musicais reúnem as preferências dos bebés.

Os brinquedos que apresentam cores fortes e contrastantes fascinam os bebés e estimulam a sua visão ainda não totalmente desenvolvida.

Blocos de construção

Nesta fase, os blocos de construção são também essenciais para ajudar ao desenvolvimento das funções motoras e da coordenação olho-mão. Sendo uma habilidade cognitiva complexa, a coordenação olho-mão deve ser estimulada desde a mais tenra idade.

De uma forma muito básica, diga-se que esta capacidade permite que estejamos atentos com os olhos e simultaneamente executemos algo com as mãos. É vital para quase todas as actividades do dia-a-dia.

Quando o bebé começa a andar

Quando começam a andar, as crianças já conseguem brincar com uma panóplia mais variada de brinquedos. É normal continuarem a gostar daqueles que as acompanhavam quando eram mais pequenas.

Formas e cores

Os mesmos blocos de construção dar-lhes-ão oportunidades educacionais novas e diferentes. Todos os brinquedos que trabalham as formas e as cores são uma excelente ajuda para o desenvolvimento do vocabulário (nomes das formas) e da aprendizagem sobre simetria e cores, ao mesmo tempo que ajudam a desenvolver as capacidades motoras.

Quando a criança chega à pré-escola

Com a chegada à pré-escola, começa a aprendizagem das letras e números, bem como o desenvolvimento de vocabulário e, por vezes, da primeira língua estrangeira.
Jogos de palavras

Puzzles do abecedário, jogos de palavras, jogos que contenham algumas palavras na língua estrangeira e muitos outros estimulam este tipo de conhecimento.

Quando a criança chega à escola

As crianças em idade escolar devem complementar a aquisição de conhecimentos com brinquedos divertidos e educativos. Ao permitir que se divirtam enquanto praticam os conteúdos aprendidos, estamos a fomentar uma melhor interiorização das aprendizagens.

Dando brinquedos educativos às nossas crianças e brincando com elas, estamos a apertar os laços que nos unem e a consolidar as aprendizagens. Tudo isto com uma grande dose de diversão pelo meio.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se ao debate?
Esteja à vontade para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *